Basicamente, a usina solar de investimento é um sistema fotovoltaico igual aos residenciais, só que com muito mais painéis solares – entre 130 e 150 unidades. O funcionamento também é o mesmo: conversão direta da radiação solar em energia elétrica. A grande diferença é que essa energia produzida é comercializada, se transformando em receita.
Existem duas alternativas para receber os dividendos: a energia gerada pode ser encaminhada para uma unidade específica (venda direta); ou ela pode ser administrada por uma gestora/cooperativa, que garante a compra dos créditos todos os meses, por meio de um contrato de até 20 anos, adequando o valor pago de acordo com os reajustes das concessionárias (em média, 8,8% a.a.).
A maioria das cooperativas também oferece tecnologia própria para a gestão dos créditos, com envio de relatórios detalhados de compensação, garantindo eficiência e segurança no controle por parte do gerador.
O retorno financeiro de uma usina solar é a característica mais impactante desse tipo de investimento. Desde a implementação, os índices de rentabilidade já são melhores, se comparados às operações tradicionais.
Entretanto, com o passar do tempo e o acréscimo da inflação energética, o rendimento aumenta e pode ultrapassar os 25% a.a., tornando-se uma excelente opção para diversificar a carteira de ativos.
Ao comparar com o setor imobiliário, a vantagem torna-se ainda mais interessante. Porque é muito difícil prospectar a compra (ou construção) de um imóvel com o mesmo aporte necessário para instalar uma usina fotovoltaica de grande porte – em torno de R$ 165 mil para um sistema de 75kW.
Sendo que um projeto dessa capacidade tende a gerar uma renda mensal de R$ 4 mil, um valor bem maior que a média dos aluguéis. Também é possível vender o empreendimento, cobrando um ágio sobre o montante investido. E essa negociação é facilitada, uma vez que a usina irá possuir um histórico de performance e de recebíveis.
Investir em uma usina solar pode ser um passo importante e até mesmo desafiador. Mas a Crizel garante uma jornada tranquila. Com seis anos de participação sólida no mercado de energia solar, nos tornamos uma empresa líder, confiável e respeitada.
Oferecemos todo o suporte necessário. Desde a prospecção, até a instalação e monitoramento, nossa equipe vai estar ao seu lado para garantir uma experiência bem-sucedida.
Portanto, se você está pronto para dar o próximo passo em direção a um futuro mais sustentável e rentável, confie na experiência e na credibilidade da nossa empresa! Veja alguns exemplos de usinas em operação:
Sim. Para se enquadrar como microgeradora e obter os benefícios dessa categoria, a potência do gerador da usina não pode exceder 75kW. Em termos de projeto, essa capacidade pode chegar a um sistema com cerca de 170 painéis solares, ocupando uma área de 500m².
Sim. O pagamento será realizado de acordo com a performance da usina, tanto para mais (geração acima do previsto), quanto para menos (geração abaixo do previsto).
Tal qual os recebíveis imobiliários (aluguéis), não é necessário emitir notas fiscais. Porém, é preciso arcar com a tributação, seja como PJ (melhor opção, visto tributo menor); ou como PF, declarando os rendimentos no imposto de renda.
Em até 90 dias, após a data de apresentação da fatura de energia. O valor pago é referente à geração total do mês, menos o consumo local, quando houver.
Será reajustado anualmente, imediatamente após o aumento oficial da distribuidora. Como a energia elétrica sobre uma inflação constante (em média: 8% a.a.), os rendimentos certamente também vão subir ao longo do tempo.
A operação e manutenção da usina é de responsabilidade do gerador (não da cooperativa). Entretanto, a Crizel Energia Solar oferece um pós-venda dedicado, com monitoramento constante da produtividade e equipe técnica sempre a postos para resolver qualquer ocorrência que possa surgir.
Associando-se a uma gestora, a aquisição e o pagamento da energia são garantidos. Fora isso, os contratos podem ser de longo prazo (de 5 a 20 anos), e a maioria das cooperativas oferece tecnologia própria para a gestão dos créditos, com envio de relatório mensal detalhado de compensação, garantindo eficiência e segurança no controle por parte do gerador.